O plano de mídia.
A publicidade e a propaganda da sua empresa não podem viver sem plano de mídia. A sua realização servirá para equilibrar suas ações e também gerar um calendário para os diferentes tipos de mídia e as datas de veiculação das mensagens publicitárias.
O plano de mídia deve levar em conta as datas festivas existentes que gera grande interesse em produtos e serviços. Como exemplos de datas festivas citam: carnaval, dia das mães, dos namorados, dos pais e das crianças, além claro do natal.
Não esqueça, a maior parte do seu orçamento deve ser gasto no que chamamos de mídia base – aquela que será sua grande força de divulgação por um bom tempo.
Dicas para estabelecer seu plano de mídia/calendário:
1- Regularidade: a mensagem de ser repetida, visto que todas as pessoas não necessitam do produto ao mesmo tempo;
2- Antecipação: sua propaganda deve ser divulgada com antecedência, o prazo varia de acordo com a importância do evento;
3- Sazonalidade: aqui cabem duas decisões – iniciar a propaganda em alta estação ou evitar espaços em baixa estação. Por experiência a segunda é sempre mais custosa e seu rendimento é não será o esperado.
4- Alternância: quando a propaganda está presente o ano inteiro, porém é sensato alternar períodos curtos de alta divulgação, com períodos mais longos de anúncios menores.
A escolha de mídias depende ainda do seguinte: sua distribuição geográfica, acessibilidade, propensão a comunicar e sua relação de custo-contato útil.
Use. Ponha em prática a publicidade e a propaganda.
SIDNEI Martins
Mestre em Comunicação e Mercado.
No comments:
Post a Comment