Friday, March 30, 2012

BRINCADEIRAS PERIGOSAS COM HUMANAS

O que dizer sobre o manual de calouros do curso de direito da Universidade Federal do Paraná? O presidente do partido acadêmico de direita PDU (Partido Democrático Universitário) afirmou que foi uma piada. Ahn, jura? Puxa, se ele não tivesse avisado, a gente acreditaria que o manual realmente estivesse incitando o estupro. Claro que o rapaz também jurou que o material não era machista, e aí eu já fico confusa, sem saber se essa declaração faz ou não parte da brincadeira. O sujeito não entende que, por mais que o manual seja (mais uma) piada, pega mal pacas cagar -– para usar a expressão que eles usaram -– em cima dos direitos das mulheres e afirmar que as alunas têm a obrigação de dar. Ainda mais alunos de curso de direito. Ainda mais curso de direito de univesidade pública.
O mais divertido é que o presidente do PDU fez o que tantos advogados formados e alunos de direito gostam de fazer -– ameaçar com processo quem os criticar, quero dizer, caluniar e difamar. Incrível como quem é arrogante demais pra pedir perdão adequadamente a ponto de ter que apelar pro velho “Se ofendemos alguém pedimos desculpas” (se? SE ofenderam alguém?!), é sempre quem gosta de culpar feminazis por não termos senso de humor.
Fica a nota de repúdio do Coletivo Maio. Enquanto há cursos de direito por todo o país despertando pra questão de gênero, há alunos (porque não devemos condenar todo mundo do direito da UFPR) que acham que gênero é isso: é escrever um manual pros alunos homens dizendo que as alunas mulheres vão “ter que dar tudo de uma vez!”.
- - -
E a última indignação do dia fica por conta desta notícia: “Câmeras flagram jovem agredindo idosa de 73 anos em Goiânia”. Pra resumir: um cara dirige mal, passa por cima de um cano de PVC de uma senhora; ela reclama e pede pra ele comprar outro, e ele lhe dá um soco na cara. No mínimo um soco. Talvez um soco e um chute que fraturou o fêmur da mulher. Espero que o covardão pegue pelo menos oito anos de prisão por lesão corporal gravíssima.
O negócio tá feio pras idosas, e faz com que o guest post publicado esta semana cause ainda mais tristeza. Anteontem, dois jovens em Londrina foram cobrar uma dívida com uma moça e agrediram a avó dela. E em dezembro, em Curitiba, um homem não gostou que uma senhora de 66 anos estava usando a fila preferencial, foi lá e a empurrou. Mas vai ver que também foi uma brincadeira e, se ele machucou alguém, talvez ele até peça desculpas.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...