Thursday, May 31, 2012

Campus Aberto FTC


Faculdade recebe visita de alunos do Colégio Perfil
Campus Aberto é um projeto existente na FTC Salvador há três anos que tem como objetivo diminuir a distância das Instituições de Ensino Superior com as escolas do Ensino Médio. O programa é composto de quatro projetos complementares: Tour profissional; Aprender Fazendo; Orientação Vocacional e o Faça Você Mesmo.
Recentemente, alunos do Colégio Perfil, de Vilas do Atlântico, visitaram a Instituição para, literalmente, "Aprender Fazendo". A turma foi dividida em dois grupos para que todos pudessem compartilhar da mesma experiência.
"Acho importante essa visita, pois na nossa escola não temos um laboratório tão bem equipado como este. Isso é ótimo, pois assim vemos a parte prática, o que facilita o entendimento" diz Ana Cristina, do 2º ano.
As atividades foram realizadas no laboratório de Enfermagem da Faculdade sob a orientação de Patrícia Souza, assistente técnica do GerLab, que explicou o procedimento de tipagem sanguínea por meio da coleta feita na hora com um dos participantes. Posteriormente, a mostra de sangue foi colocada em uma lâmina de vidro com substâncias químicas para provocar reações e descobrir o tipo sanguíneo. "É legal sair da sala de aula e ver na prática como o tipo sanguíneo é identificado" disse Natália Araújo, do 2º ano.
"A contextualização do ensino proporciona ao aluno a oportunidade de sair da teoria e partir para a prática. É importante sempre ter esse contato imunológico laboratorial" explica Silvio Renato, professor de biologia do Colégio Perfil, sobre a importância do projeto.
Os alunos se mostraram surpresos ao utilizar o microscópio no laboratório de Imunologia e ficaram empolgados com as atividades realizadas no Projeto Campus Aberto da FTC que se apresenta como um disseminador de conhecimento facilitado.

Sustentabilidade em pauta na FTC Feira


Seminário discute preservação do meio ambiente
Com a proposta de discutir questões relacionadas ao meio ambiente, alunos do 2º semestre do curso de Administração realizam na terça-feira (29), o 1º Seminário de Sustentabilidade da FTC Feira.
O evento, que tem a orientação do professor André Magalhães, está agendado para 19h, e tem como objetivo despertar para a necessidade de promover o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis, apoiando iniciativas que possam contribuir para preservar os recursos naturais existentes na região.
Dentre os palestrantes estão Edna Maria Brandão Santos, representante da Cooperativa de Badameiros de Feira de Santana (Coobafs), que vai falar sobre coleta seletiva e reciclagem de lixo, enquanto o artista plástico Antonio Edson Guimarães Cordeiro fará uma abordagem sobre a utilização de madeira envelhecida na composição de obras de arte.
O seminário também contará com a participação de José Carlos dos Passos Souza, superintendente do Movimento Água é Vida, com palestra sobre a Conscientização e sensibilização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e reciclagem de óleo comestível utilizado em frituras.
A estudante do curso, Vanmilla Freitas, fará palestra sobre a utilização das Redes Sociais para divulgação e participação da sociedade em atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

JOÃO PESSOA, AQUI VOU EU

Pessoas queridas de João Pessoa, como eu disse no domingo (e fiquei de passar maiores informações), segunda-feira estarei aí para uma palestra. Será apenas minha segunda vez nessa cidade fantástica. Portanto, aceito paparicações pra me levar pra conhecer um tiquinho do lugar. Se vocês quiserem, podemos almoçar junt@s na segunda. Não terei muito tempo, pra variar.
Minha palestra será dia 4 de junho, no Auditório do edifício-sede dos Correios  na Paraíba (BR 230, KM 24, 1° andar, Cristo Redentor). O tema é A Representação da Mulher na Mídia. Será às 15h30, que não é um horário ideal, eu sei, mas é que a palestra é principalmente pr@s funcionári@s dos Correios, e faz parte de um projeto de Empoderamento Feminino na empresa, uma ação regional ligada à política nacional dos Correios de promoção da equidade de gênero, raça e orientação sexual (demais, hein?). A organização do evento reservou trinta vagas para pessoas de fora, e tem gente se inscrevendo. Portanto, se você quiser assistir (é grátis), apresse-se (parece arrogante dizer isso, alô pessoal que diz que eu afasto interessad@s do feminismo, mas minhas palestras têm lotado) e envie um email para ascom-pb@correios.com.br
Minha agenda é corrida. Chego domingo depois da meia noite, dou palestra às 15:30, volto pra Fortaleza (via Salvador) às 4:40 da matina de segunda pra terça. E claro que preciso trabalhar no computador, escrever um artigo, preparar aula. Mas, como ficarei no que parece ser um ótimo hotel em Cabo Branco, vou dar um pulinho na piscina e quem sabe atravessar a avenida pra falar oi pro mar (nessas horas eu queria muito que o maridão pudesse viajar comigo, chuif). Mas acho que mais ou menos no horário de almoço e jantar de segunda, estarei livre.
Vou levar cinco exemplares do meu livro recém-lançado (os únicos que tenho comigo) pra, se alguém quiser comprar, eu já dedico na hora. Algum dia -– tenho fé -– anuncio a noite de autógrafos em Fortaleza e o jeito de comprar o livro pelo correio. O que eu queria é que a editora mandasse quase todos os livros pra mim, e aí eu me encarregaria de vendê-los. Porque fica difícil vender livros sem um site, né?
Aproveito pra dizer que amei a noite de autógrafos em SP no dia 21, o evento na USP no dia 22, o evento na Unicamp na segunda... Todo mundo me trata com muito carinho. É sempre bom trocar ideias com vocês pessoalmente. Obrigada, me sinto amadona!

A nossa luta é todo dia


Esse post foi escrito pela Mary Astrus, uma vadia muito valente que teve a ousadia (!) de atentar contra o puritanismo mineiro utilizando uma arma letal, perigosa e profana: o próprio corpo. 
Tanto ela quanto as demais garotas que participaram da intervenção realizada por diversos artistas de Belo Horizonte na Marcha das Vadias tiveram suas fotos removidas do facebook
Não somente a remoção das fotos mostra o quanto somos ainda imaturos para lidar com as diversas possibilidades de utilização do nosso corpo - para além de fins sexuais ou de reprodução. Várias de nós sofremos um verdadeiro linchamento virtual, com direito a fotomontagens incitando a violência contra nós.
Tudo isso porque... expusemos nosso próprio corpo. 
Mas não coberto do festivo glitter do carnaval ou da marca de um desodorante que patrocina nossos seios. Mas sim, coberto de palavras de luta, evocando a liberdade, a autonomia e o respeito.
De tudo, ainda somos assombradas por essa ambivalência hipócrita com a qual a sociedade trata o nosso corpo: se é para servir ao gozo de outrem, pode ser mostrado. Se é para servir à nossa própria luta, é feio, é grosseiro, é vadio. É censurado. Porque autonomia é imoral!


A nossa luta é todo dia, por Mary Astrus

Refletindo sobre todas as discussões que têm se formado aqui no face no que diz respeito a marcha das vadias ocorrida no sábado, o que consigo enxergar é o quanto sofremos de um analfabetismo cultural, social e artístico. 
Mary Astrus, Livre.
Foto por Pablo Capilé
As discussões que se seguem são de arrepiar, pessoas que não sabem o que dizem e sobre o que dizem. Confundem um simples ato de expressão artística, de direitos, emancipação e libertação de ideias e comportamento, em um simples ato de pornografia. A discussão não é sobre os peitos expostos em uma rede social mas sim de uma falsa moral que muitos assumem e defendem sem mesmo saber ao certo o que ela acarreta. O olhar já está tão carregado da futilidade que mal conseguem enxergar algo simples que está diante dos próprios olhos, enxergando apenas os que os seus olhares limitados querem ver. 
A liberdade que pensamos ter, não a temos, basta ver todo o burburinho que um simples ato é capaz de transformar. 
O triste, amoral e vergonhoso é o discurso que muitos oprimidos tomam-no como seu e fazem disso uma verdade absoluta e inquestionável. Tudo que nos empurraram pela garganta afora agora é vomitado de forma escroto e fútil. 
Na verdade a discussão não é sobre peitos expostos, porque se fosse assim teria muita gente protestando em frente a globo por causa da globeleza ou qualquer outra celebridade que se expõe no carnaval, sem falar nos corpos expostos nas bancas por 10, 1,99 ou 0,25 centavos, a discussão aqui gira em torno de uma moral que já está há muito em ruínas. 
O mais importante é que apesar de uma mídia manipuladora, de um jornal apático a realidade e uma rede social que nada tem de social, a nossa luta prossegue e a cada dia dá mais um passo grande ou pequeno. 
Nossas vozes não se calam e nossos peitos não se escondem em frente à luta, o que interessa não são fotos postadas, compartilhadas ou criticadas e sim nossa luta, coragem e conquistas.
 A relação que tenho com meu corpo não vai mudar diante de discursos machistas, fascistas e fundamentalistas. Enquanto uns preferem parar no caminho outros avançam e enxergam novos horizontes. 
Por mais que existam pensamentos limitados, mais peitos serão expostos, mais vísceras gritaram por liberdade e mais corpos inteiros ocuparam as ruas.
Pra quem tem peito e coragem, meu afeto pra quem não tem, minha lamentação!

Em vídeo – Pronunciamento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), pré-candidato à prefeitura de Belém.

Em vídeo – Pronunciamento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), pré-candidato à prefeitura de Belém.

Cigarro mata 357 pessoas por dia no país

Um estudo feito pela Aliança de Controle do Tabagismo revelou que 357 pessoas morrem diariamente no Brasil por doenças relacionadas ao fumo e que o tratamento de males ligados ao cigarro custa R$ 21 bilhões anuais às redes públicas e privadas de saúde.

O valor gasto é equivalente a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior que a arrecadação da Receita Federal com produtos derivados do tabaco, além de ser cinco vezes mais do que o governo pretende gastar no combate ao crack até 2014.

O estudo se baseia em dados de 2008 e aponta que, apesar do número de fumantes ter caído no país, o cigarro é responsável por 13% das mortes. Naquele ano, 130.152 mil pessoas morreram das 15 principais doenças relacionadas ao tabaco.

Nesta quinta-feira, dia 31, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e a Organização Mundial de Saúde alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda maior causa de mortalidade no mundo, correspondendo a um em cada dez óbitos.

CAMPO GRANDE - MS : VAMOS NO ARRAIÁ DA AMA?


Será dia 22 de Junho a partir das 17 horas, na sede da AMA na Rua José Antonio, 2917 no Bairro Monte Castelo.

Vai ter pipoca, quentão, cachorro quente, pescaria, leilão, cerveja gelada,refrigerante, moça bonita e moço também, som ao vivo, além de muita alegria e descontração. VAMOS?

Para FHC, Lula insiste em "tapar o sol com a peneira" no caso do mensalão

Sobre a polêmica envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Lula realmente tentou influenciar no julgamento do mensalão, e estaria “insistindo em tapar o sol com a peneira”.

"O Lula não é mais presidente. Ele tem a tese de que o mensalão é uma farsa. Ele fez aquela declaração em Paris [em julho de 2005] em que tenta minimizar o mensalão. Se ele fez isso, eu não posso afirmar porque não tenho dados, ele está insistindo na mesma tese, em tapar o sol com a peneira", disse.

Uma reportagem da revista “Veja” revelou que Lula se encontrou com Mendes no escritório do ex-ministro Nelson Jobim em abril e, na ocasião, teria oferecido blindagem ao ministro na CPMI de Carlinhos Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do mensalão. O ministro confirma o teor da conversa.

FHC ainda acredita que a briga não irá atrapalhar o julgamento do mensalão e as decisões do Supremo.

Expedição em busca de corpos de guerrilheiros do Araguaia é retomada

A busca de restos mortais de integrantes da Guerrilha do Araguaia está prevista para retornar no próximo dia 10 de junho, segundo informações publicadas, nesta quinta-feira, no blog no Roldão Arruda.

O grupo que fará a nova expedição é formado por representantes dos ministérios da Defesa e da Justiça, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria de Direitos Humanos e familiares dos desaparecidos.

As buscas ficarão concentradas no cemitério de Xambioá, em Tocantins.

A Guerrilha do Araguaia, organizada pelo PC do B, ocorreu entre 1972 e 1974, as famílias dos desaparecidos buscam informações sobre os locais do sepultamento desde então. Até o momento somente os corpos de Maria Lúcia Petit e Bergson Gurjão Farias foram localizados.

Vice de futebol do Fla revela para torcedores que R10 está afastado

Em conversa com torcedores do Flamengo, o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Cesar Coutinho, revelou que Ronaldinho Gaúcho está afastado do time por conta da ausência do camisa 10 no último treino.

O Jogador foi liberado na última segunda-feira pelo Rubro-Negro para visitar a mãe recém-operada em Porto Alegre. Na terça, o atleta pediu para ficar mais um dia na cidade e o pedido foi aceito. Porém, na quarta o meia não compareceu novamente para as atividades e não viajou com o elenco para Teresina, onde o time da Gávea irá fazer um amistoso com a seleção do Piauí.

O diálogo, que ocorreu no hotel que os jogadores estão hopedados, foi gravado em vídeo pelos torcedores. Confira os trechos da conversa:

Coutinho: "Se ele ligasse: Coutinho, estou mal de cabeça pelo caso da minha mãe". Eu iria falar: "Pode segurar a onda". Agora, não aparecer e não dar nenhuma satisfação?!", disse.

Torcedor: "Acho que ele tem que ser afastado"

Coutinho: "Acabei de falar com a presidente do Flamengo. Já está afastado. Já está afastado. Patricia pediu para se desculpar com o povo do Piauí"

O dirigente ainda garantiu que R10 não vai conseguir vencer a suposta briga. "Quem você acha que vai ganhar? O Flamengo tem 100 anos. O Ronaldinho não joga porra nenhuma", declarou.

Sobre o técnico Joel Santana, ele disse: "O Joel não está na discussão. Está chateado com que o Ronaldo fez também. Deixa ele fora dessa briga.

Cadernetas de poupança começam a render menos a partir desta quinta-feira

As cadernetas de poupança passam a render menos a partir desta quinta-feira. O cálculo do rendimento é baseado na taxa básica de juros (Selic), que na última quarta-feira foi alterada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, passando de 9% ao ano para 8,5%.

O rendimento menor só vale a partir desta quinta-feira. O dinheiro investido no decorrer do mês de maio, portanto, continua de acordo com a taxa antiga, pois o rendimento da poupança é calculado diariamente.

As mudanças na caderneta de poupança foram anunciadas no dia 3 de maio, passando a render, via de regra, 6% ao ano mais Taxa Referencial (TR). Pela nova norma, as poupanças abertas a partir de 4 de maio teriam rendimento diferente, quando a taxa básica de juros marcasse 8,5% ao ano.

O PRECONCEITO NÃO TE DÁ ASAS

Gente, estou viajando direto. Direto mesmo. Agora serão três domingos consecutivos que viajo. E pego o que compram pra mim, sem grandes preferências: Gol, Tam, Azul, Avianca. E, até agora, na minha vida, nunca voei num avião pilotado por uma mulher. Tudo bem, é apenas minha experiência pessoal, mas algo me diz que ainda são pouquíssimas as pilotos mulheres.
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, parece haver cerca de cem comandantes mulheres em voos brasileiros. Eu é que nunca dei sorte de voar com alguma. Mas teve um passageiro que, na semana passada, no aeroporto de Confins (BH), pelas linhas aéreas Trip, calhou de ser pilotado por uma mulher. E o que fez o grande mentecapto? Falou, em alto e mau tom, que se recusaria a voar com uma comandante, que se soubesse que a piloto era mulher, não teria embarcado, e que só iria voar porque precisava ir pra Palmas, onde vegeta.
Houve tumulto. O voo atrasou mais de uma hora. O sujeito foi pra frente fazer discurso. A boa notícia é que ele foi vaiado pelos demais passageiros. A notícia melhor ainda é que, como você já deve ter lido, ele foi expulso da aeronave.
Exagero? Não mesmo. Pense se, antes de sentar, um passageiro vê de soslaio que o piloto do avião é um negro. Aí o cliente começa a manifestar seu desagravo por ter que voar com um negro. Não seria racismo da pior espécie? O cara iria preso, porque, felizmente, racismo é crime no Brasil. Machismo, ainda não. Mas o princípio da discriminação é o mesmo.
Dias depois, a piloto Betânia Porto Pinto, que tem quase vinte anos de carreira, justificou sua decisão: determinou a retirada do passageiro por uma questão de segurança. “Se acontece qualquer coisa, uma rajada, se acontece uma turbulência, que ele sinta desconfortávele e entra em pânico, ele pode colocar um avião com 100 pessoas inteiro em pânico dentro da aeronave”. A polícia teve que ser chamada pra tirar o machista.
Já vi algo parecido acontecer. Em 2004, quando eu e o maridão fomos pra Moscou jogar um torneio de xadrez, no voo de Buenos Aires pra Paris, presenciamos uma situação inusitada. O voo da Air France já estava atrasado, mas os passageiros, a maior parte russos, estavam bem ativos. Alguns deles não queriam que o avião decolasse até que chegasse um amigo. Seguiu-se uma discussão acalorada entre o piloto francês, que saiu de sua cabine, e alguns russos. A gente não conseguiu acompanhar tudo, porque nosso francês não é fluente em barracos, e porque nosso russo é inexistente. Só sabemos que o piloto ordenou que aqueles passageiros se retirassem do avião. E eles se negaram. E ele chamou a polícia. E entraram dezenas de policiais franceses no avião (nem cabe um monte de policial naqueles corredores estreitos). E só depois de mais discussão entre a polícia e os russos é que os russos saíram e o avião decolou.
Passageiros exaltados podem ser perigosos num voo. Não precisa ser gênio pra entender isso. Mas acho que, no caso do machistóide, a questão de segurança é secundária. O cara deveria ser expulso por machismo explícito mesmo.
Um empresário que estava presente no voo de BH para Palmas disse que o passageiro “levou uma vaia e desceu tranquilo, sorridente, como se nada houvesse acontecido. Um preconceito que eu nunca vi igual”. O empresário não conhece os mascus.
Por falar neles, é óbvio ululante que eles deram toda razão ao machista. Disseram que era um absurdo mulher pilotando, que eles também se recusariam voar. Ameaçaram promover um boicote contra a Trip (boicote de meia dúzia de anônimos com avatar de superherói e que provavelmente nunca entraram num avião na vida. É, ia funcionar! De fato abalaria o mercado aéreo). Acham que esta é a prova de que vivemos numa ditadura matriarcal. Afinal, não podem nem mais se manifestar em paz, discriminando uma pessoa que está trabalhando...
Um mascu foi a um fórum de aviadores profissionais botar as asinhas de fora. Chegou carregado com toda a misoginia que lhe é peculiar e foi devidamente defenestrado. Palmas para os aviadores, que sabem que mulher dirige tão bem quanto homem. Por enquanto, elas são apenas 2% do total de pilotos. Mas o número tem crescido a cada ano. Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, diz: “Temos mulheres pilotas há mais de 40 anos. Nunca houve nenhum tipo de discriminação ou questionamento a respeito disso. Esse passageiro chegou de Marte ontem e não sabe o que está fazendo. Nem empresa aérea de mundo árabe tem esse tipo de coisa. Nós repudiamos essa postura e incentivamos que mulheres venham a somar na aviação brasileira".
É uma lástima que, em pleno século 21, ainda exista gente tão retrógrada a ponto de duvidar da capacidade profissional de uma mulher. Um dos vários comentários machistas de leitores em fóruns de jornais dizia: “Nem dirigir carro elas sabem direito....avião então, tô fora....devem se prostituir em pleno voo”. Por favor, alguma comandante dá uma carona de avião pra esse mascu e o joga lá de cima sem paráquedas? Grata.

Com fé! Com certeza! Edmilson anuncia a sua candidatura à prefeitura de Belém



Edmilson Rodrigues
Centenas de militantes de partidos políticos e de movimentos sociais lotaram o auditório João Batista, na Assembleia Legislativa, para ouvir o pronunciamento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) sobre sua pré-candidatura à prefeitura de Belém. “As ruas de Belém exalam o desejo de mudança. A população sabe o que quer. E tem memória. É com vocês, companheiras e companheiros, irmãos e irmãs de sonhos, que vamos construir os caminhos para a Belém democrática, econômica e ecologicamente justa e feliz. É com vocês, se Deus quiser, que vamos à vitória. E é com vocês – expressão viva do povo que vive do trabalho -, que vamos governar”, disse.
Leia o pronunciamento na íntegra:
Companheiras e companheiros:
É com alegria, orgulho e humildade que falo agora na condição de pré-candidato a prefeito às eleições municipais de Belém em 2012.
Algumas pessoas dizem que não devemos mais acreditar em revoluções.
Que a Era da revolução ficou para trás.
Eu não acredito nisso. Ao contrário. Penso, como Carlos Mariguella, que o principal dever de um revolucionário é fazer a revolução. E nós estamos fazendo.
Ao lutar por ética quando a maioria dos políticos demonstra fraqueza diante da corrupção; ao estar presente em todas as lutas do nosso povo, quando a prudência mandaria ficar em casa, no conforto da crítica passiva, nós estamos acumulando forças no sentido de mudar a realidade a favor dos trabalhadores e trabalhadoras.

Edmilson Rodrigues, Araceli Lemos e Marinor Brito.
Assumimos neste momento essa candidatura, sabendo que enfrentaremos o poder econômico e as máquinas governamentais contra nós. Isso só se explica quando assumimos nossa ousadia revolucionária.
E nosso exemplo, a nossa coragem está atraindo aliados.
Somos partidos políticos com diferenças importantes, mas que diante da verdadeira barbárie expressada da desigualdade social em que o nosso povo está submetido, somamo-nos para fazer política afirmando a esperança de dias melhores para Belém.

Centenas de militantes de partidos políticos e de movimentos sociais lotaram o auditório da Assembleia Legislativa.
Há uma verdade incontestável: Somos muitos. Milhões. Embalados com esse sentimento que está no coração de cada socialista, mas também no coração de todas as pessoas de bem.
Somos de um partido nacional e importante, bem como vários outros partidos também importantes que compartilham da necessidade de mudanças, mas, se são importantes os partidos para dirigirem programaticamente as lutas do povo, mais importante ainda é estarmos aliados com o próprio povo na construção de um futuro justo, feliz. Um futuro ecossocialista.
Todos os que estão aqui, estão assumindo o compromisso de vencer o desafio que Belém nos cobra.
O desafio de levar a dignidade da pessoa humana ao centro da vida política desta cidade.
As ruas de Belém exalam o desejo de mudança. A população sabe o que quer. E tem memória.
O Pará, esse estado imenso, tem uma concentração populacional predominantemente urbana. 66 % da população total do estado ou 4,1 milhões de pessoas residem nas cidades.
A área metropolitana de Belém totaliza quase de 2,5 milhões de habitantes.
Portanto, a eleição em Belém têm um peso significativo e seu resultado influenciará o modo de vida de milhões de homens e mulheres, sendo passo fundamental para a sociedade que almejamos.
Na memória da população de Belém, o governo que fizemos dentre 1997 e 2004 é consagrado como sendo o Governo do Povo. A nossa administração tem um lugar especial no coração dos belenenses. O povo não esquece que já tomou o palácio Antônio Lemos.
Tenho muito orgulho da verdadeira revolução que iniciamos em Belém. Orgulho que corre nas veias de um professor, filho e neto de trabalhadores, que foi o único prefeito da história do Brasil a receber por três vezes o prêmio “Prefeito Criança”. Estejamos certos: O povo sabe para que lado marchar.
Saímos em 2004 do comando da prefeitura ostentando altos índices de aprovação de nosso governo. E isso não é obra de nenhum milagre, nem de nenhum indivíduo em particular. É fruto do trabalho coletivo, do compromisso de classe que temos.
Esse reconhecimento é fruto do trabalho. Trabalho voltado para as necessidades do povo. Tudo o que fizemos, fizemos sob a orientação popular, ouvindo a sociedade através do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade. É para resgatar essa Belém onde o povo decidia e a prefeitura fazia, que sou candidato a prefeito.
Eu não seria candidato se não fosse o desejo de milhares de pessoas que amam a nossa cidade das mangueiras e não querem mais vê-la sendo violentada, sendo abandonada.
Dar amor a Belém não significa, para nós, uma atitude contemplativa, mas uma conduta militante, de lutar e conquistar melhores dias para o seu povo.


Portanto, entro nesta campanha com o coração tranqüilo e com redobrada vontade de lutar e de vencer. Farei uma campanha baseada na apresentação de propostas concretas para a solução dos graves problemas que atormentam a vida de nosso povo. O povo de Belém repudia a baixaria na política e deve permanecer alerta, pois os coveiros de sonhos arquitetam todo tipo de manobra para tentar enlamear a trajetória e a imagem dos verdadeiros lutadores do povo.
Tenho andado em toda Belém, conversado com as pessoas, ouvido a militância, recolhido propostas e sugestões que nascem do próprio movimento social, dos sindicatos, dos centros comunitários, das lideranças de bairro, dos empresários e empreendedores comprometidos com a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida em Belém. E sei que serão esses companheiros, muitos deles anônimos, que farão a diferença.
É com vocês, companheiras e companheiros, irmãos e irmãs de sonhos, que vamos construir os caminhos para a Belém democrática, econômica e ecologicamente justa e feliz. É com vocês, se Deus quiser, que vamos à vitória. E é com vocês – expressão viva do povo que vive do trabalho -, que vamos governar.
Com fé! Com certeza!
Muito obrigado e vamos à luta!

Com fé! Com certeza! Edmilson anuncia a sua candidatura à prefeitura de Belém



Edmilson Rodrigues
Centenas de militantes de partidos políticos e de movimentos sociais lotaram o auditório João Batista, na Assembleia Legislativa, para ouvir o pronunciamento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) sobre sua pré-candidatura à prefeitura de Belém. “As ruas de Belém exalam o desejo de mudança. A população sabe o que quer. E tem memória. É com vocês, companheiras e companheiros, irmãos e irmãs de sonhos, que vamos construir os caminhos para a Belém democrática, econômica e ecologicamente justa e feliz. É com vocês, se Deus quiser, que vamos à vitória. E é com vocês – expressão viva do povo que vive do trabalho -, que vamos governar”, disse.
Leia o pronunciamento na íntegra:
Companheiras e companheiros:
É com alegria, orgulho e humildade que falo agora na condição de pré-candidato a prefeito às eleições municipais de Belém em 2012.
Algumas pessoas dizem que não devemos mais acreditar em revoluções.
Que a Era da revolução ficou para trás.
Eu não acredito nisso. Ao contrário. Penso, como Carlos Mariguella, que o principal dever de um revolucionário é fazer a revolução. E nós estamos fazendo.
Ao lutar por ética quando a maioria dos políticos demonstra fraqueza diante da corrupção; ao estar presente em todas as lutas do nosso povo, quando a prudência mandaria ficar em casa, no conforto da crítica passiva, nós estamos acumulando forças no sentido de mudar a realidade a favor dos trabalhadores e trabalhadoras.

Edmilson Rodrigues, Araceli Lemos e Marinor Brito.
Assumimos neste momento essa candidatura, sabendo que enfrentaremos o poder econômico e as máquinas governamentais contra nós. Isso só se explica quando assumimos nossa ousadia revolucionária.
E nosso exemplo, a nossa coragem está atraindo aliados.
Somos partidos políticos com diferenças importantes, mas que diante da verdadeira barbárie expressada da desigualdade social em que o nosso povo está submetido, somamo-nos para fazer política afirmando a esperança de dias melhores para Belém.

Centenas de militantes de partidos políticos e de movimentos sociais lotaram o auditório da Assembleia Legislativa.
Há uma verdade incontestável: Somos muitos. Milhões. Embalados com esse sentimento que está no coração de cada socialista, mas também no coração de todas as pessoas de bem.
Somos de um partido nacional e importante, bem como vários outros partidos também importantes que compartilham da necessidade de mudanças, mas, se são importantes os partidos para dirigirem programaticamente as lutas do povo, mais importante ainda é estarmos aliados com o próprio povo na construção de um futuro justo, feliz. Um futuro ecossocialista.
Todos os que estão aqui, estão assumindo o compromisso de vencer o desafio que Belém nos cobra.
O desafio de levar a dignidade da pessoa humana ao centro da vida política desta cidade.
As ruas de Belém exalam o desejo de mudança. A população sabe o que quer. E tem memória.
O Pará, esse estado imenso, tem uma concentração populacional predominantemente urbana. 66 % da população total do estado ou 4,1 milhões de pessoas residem nas cidades.
A área metropolitana de Belém totaliza quase de 2,5 milhões de habitantes.
Portanto, a eleição em Belém têm um peso significativo e seu resultado influenciará o modo de vida de milhões de homens e mulheres, sendo passo fundamental para a sociedade que almejamos.
Na memória da população de Belém, o governo que fizemos dentre 1997 e 2004 é consagrado como sendo o Governo do Povo. A nossa administração tem um lugar especial no coração dos belenenses. O povo não esquece que já tomou o palácio Antônio Lemos.
Tenho muito orgulho da verdadeira revolução que iniciamos em Belém. Orgulho que corre nas veias de um professor, filho e neto de trabalhadores, que foi o único prefeito da história do Brasil a receber por três vezes o prêmio “Prefeito Criança”. Estejamos certos: O povo sabe para que lado marchar.
Saímos em 2004 do comando da prefeitura ostentando altos índices de aprovação de nosso governo. E isso não é obra de nenhum milagre, nem de nenhum indivíduo em particular. É fruto do trabalho coletivo, do compromisso de classe que temos.
Esse reconhecimento é fruto do trabalho. Trabalho voltado para as necessidades do povo. Tudo o que fizemos, fizemos sob a orientação popular, ouvindo a sociedade através do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade. É para resgatar essa Belém onde o povo decidia e a prefeitura fazia, que sou candidato a prefeito.
Eu não seria candidato se não fosse o desejo de milhares de pessoas que amam a nossa cidade das mangueiras e não querem mais vê-la sendo violentada, sendo abandonada.
Dar amor a Belém não significa, para nós, uma atitude contemplativa, mas uma conduta militante, de lutar e conquistar melhores dias para o seu povo.


Portanto, entro nesta campanha com o coração tranqüilo e com redobrada vontade de lutar e de vencer. Farei uma campanha baseada na apresentação de propostas concretas para a solução dos graves problemas que atormentam a vida de nosso povo. O povo de Belém repudia a baixaria na política e deve permanecer alerta, pois os coveiros de sonhos arquitetam todo tipo de manobra para tentar enlamear a trajetória e a imagem dos verdadeiros lutadores do povo.
Tenho andado em toda Belém, conversado com as pessoas, ouvido a militância, recolhido propostas e sugestões que nascem do próprio movimento social, dos sindicatos, dos centros comunitários, das lideranças de bairro, dos empresários e empreendedores comprometidos com a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida em Belém. E sei que serão esses companheiros, muitos deles anônimos, que farão a diferença.
É com vocês, companheiras e companheiros, irmãos e irmãs de sonhos, que vamos construir os caminhos para a Belém democrática, econômica e ecologicamente justa e feliz. É com vocês, se Deus quiser, que vamos à vitória. E é com vocês – expressão viva do povo que vive do trabalho -, que vamos governar.
Com fé! Com certeza!
Muito obrigado e vamos à luta!

TOCAIA - REVISTA GRAPIÚNA DE LETRAS E ARTES



TOCAIAR É PRECISO

(Editorial  Revista Tocaia)


“Berilo levanta o olhar, perscrutando. Natário estende o braço, firma a pontaria — com sua licença, Coronel — atira para acertar na cabeça. O tiroteio irrompe no alto da colina e a confusão se estabelece no lodaçal, embaixo; os jagunços respondem a esmo, sem saber para onde dirigir as armas. Uma carnificina, como comprovou o coronel Elias Daltro. Não se tinha notícia de tocaia de tal envergadura, nem nos tempos das primeiras lutas, as de Basílio de Oliveira e dos Badaró. Ia ficar na história, a tocaia grande.”
(Tocaia Grande, Jorge Amado).


          Este é um periódico cultural que nasce sob o peso de uma palavra: tocaia. Originário do tupi guarani, o termo designava o abrigo onde os índios se ocultavam para surpreender a caça ou os inimigos. Tocaiar é estar à espreita, em um ponto de visão privilegiada, para atacar. Tocaia-se para matar um animal, ou uma pessoa. Tocaia-se para assustar, ou dar uma surra. Tocaia-se para raptar, seduzir, desnortear, tirar do caminho. Decidimos tocaiar.
         Tocaiamos ideias, atitudes, ações. Tocaiamos o belo e o não tão belo. Tocaiamos o feio. Montamos nossa tocaia em uma curva, na vereda das letras, das artes. Raptamos nossas primeiras vítimas e as estamos exibindo neste número: os poemas de Piligra, Heitor Brasileiro, Daniela Galdino, Rita Santana, Mário Prata, Adelmo Oliveira, Lamiae El Amrani; as fotografias de Pedro Montalvão e Milena Gantois Palladino; o conto de Daniel Prudente, o ensaio de Gustavo Felicíssimo e os haikais de George Pellegrini.
           Mas, os advertimos: nem só de raptos e seduções vivemos. A arma que ameaça também dispara. Cuidado, incautos! Os que se arvoram de donos da verdade, usurpadores dos espaços que deveriam ser de todos. Falastrões e demagogos da arte, pseudo novos colonizadores. Ainda que nossa palavra seja suave, o leitmotiv da tocaia é atirar... com a clara intenção de matar. Se você carrega algum desses adjetivos, um conselho: não passe por nosso caminho.


George Pellegrini
Gustavo Felicíssimo
(Editores)

Amanhã: Movimento pelo Ensino Superior e Técnico em Tarauacá

Celebração do Coração de Nossa Senhora, hoje em Tarauacá


Acontece hoje, às 19 horas, no templo central da Igreja são José em Tarauacá, a Cerimônia de Celebração do Coração de Nossa Senhora. Todos os católicos estão convidados.

A Coroação de Maria no Céu é celebrada pela Igreja há oito séculos, através da meditação do quinto mistério glorioso do santo Rosário. A cerimônia de Coroação de Maria repete a tradição cristã que descreve a chegada da Virgem ao céu, quando esta foi recebida e coroada por Deus Pai, seu Filho Jesus e o Divino Espírito Santo, junto a um sonoro cortejo de anjos. Sabe-se que a devoção à Virgem surgiu no século XIII, na Europa, onde maio inicia a primavera. Nas coroações, o figurino é essencial sendo uma forma de respeito e adoração à Virgem, criando toda uma atmosfera que envolve a cerimônia.

Sexta tem Balada em Tarauacá


SEDE DO PSD: Inauguração acontece hoje em Tarauacá

O Partido Democrático Social-PSD, inaugura hoje, às 19:30h, a sede de seu Diretório Municipal de Tarauacá. A sede fica localizada Rua João de Paiva, próximo ao Hotel Pró link, no centro de Tarauacá

Câmara de Tarauacá poderá ter 11 vereadores na próxima legislatura

Na sessão realizada ontem vereadores aprovaram em primeiro turno o aumento do número de vagas para as próximas legislaturas. A proposta, de autoria do Vereador Lulu Neri (PP) aumenta dos atuais 9, para 11 vereadores. A votação em segundo turno poderá acontecer na próxima semana.

Tarauacá: Imagem do dia


Cursos do Ifac terão acesso através da nota do ENEM

Os candidatos interessados em ingressar nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se inscrever no programa, até as 23h59min de 15 de junho, no horário de Brasília. O IFAC tem adotado as notas do Enem para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia e Licenciaturas.

Além da nota do Enem, o IFAC prevê para o mês de junho, a abertura de edital de processo seletivo 2012/2, para os cursos técnicos, que tem o sorteio como critério para o ingresso. Para os cursos superiores, estão previstas ofertas de vagas para os cursos de Tecnologia em Logística no IFAC/Campus Rio Branco e Tecnologia em Gestão Ambiental no IFAC/Campus Xapuri. Em ambos será utilizada a nota do Enem 2012.

A nota do Enem será utilizada para o ingresso no IFAC por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSu). O MEC informa que o Enem servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Assessoria Ifac

No Acre, 160 escolas já estão inscritas no Prêmio Gestão Escolar.

Em entrevista ontem ao programa Boa Noite Rio Branco, da TV Rio Branco, o Secretário Estadual de Educação Daniel Zen destacou o Prêmio Gestão Escolar (PGE), cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de junho. No Acre, 160 escolas já estão inscritas.
http://pagina20.uol.com.br

Petecão interfere para empenho de recursos em favor de Tarauacá

O senador Sérgio Petecão (PSD) anunciou esta semana o empenho, pelo Ministério do Esporte, de emenda de sua autoria no Orçamento Geral da União (OGU) de 2012 no valor de R$ 250 mil destinados à construção de quadra de futebol de grama sintética em Tarauacá. O senador alocou ainda, pelo Programa Calha Norte, R$ 800 mil para obras de calçamento no município. De acordo com projeto apresentado pela Prefeitura de Tarauacá, está previsto o calçamento de 1.736 metros de ruas nos bairros da Paria e Copacabana. ”São recursos essenciais para a qualidade de vida das comunidades beneficiadas”, disse Petecão.

Ainda na semana passada, Petecão esteve com assessores do Ministério da Saúde em Brasília para priorizar recursos de suas emendas no OGU/20112 para o município. O parlamentar alocou R$ 300 mil, sendo R$ 200 mil para a construção de um posto de saúde e R$ 100 para a aquisição de equipamentos. Petecão aproveitou para conferir o cronograma de pagamento das obras destinadas á construção da Academia de Saúde, que beneficiou Tarauacá com R$ 80 mil.

Em 2011, a pedido da prefeita Marileide Vitorino (PSD), Petecão esteve em audiência na Fundação Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para priorizar a análise do projeto de construção da quadra de esporte coberta da Escola Municipal José Augusto de Araújo. Na semana passada, o senador esteve com o presidente do FNDE, José Freitas, a fim de solicitar que fosse priorizada a liberação de recursos para a construção de creches em Tarauacá do Programa Pró-Infância. ”Vamos trabalhar para que as liberações sejam o mais rápido possível para beneficiar o município”, disse. 

Da Assessoria

Fórum do Plano de Cultura do Acre empossa 33 representantes de todo o Estado

O Fórum do Plano Estadual de Cultura do Estado do Acre teve seus representantes empossados na tarde desta terça-feira, 29, no Teatro de Arena do Sesc. Foram eleitos 33 nomes do poder público e da sociedade civil organizada, incluindo também os participantes dos municípios.

Todos eles passaram por uma capacitação, realizada pelo coordenador técnico do Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura, José Márcio Barros. “É um processo participativo que precisa contemplar o desenvolvimento de todo o interior”, disse.

Evandro Dias, representante da FEM em Tarauacá, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e acumular dicas que servirão futuramente. “Tudo isso será importante para efetivar o plano na prática”, comentou.O próximo passo será a fase de pesquisa e também de muito trabalho, como a identificação dos gestores culturais, levantamento sobre os cenários culturais e ainda uma análise situacional e o inventário da área cultural de todos os territórios do Acre.

Para Maria Bonfim, secretária de Cultura de Sena Madureira, o mais importante de todo o processo é pensar em todas as ações que são executadas no segmento, toda a produção cultural. “Isso inclui as atividades que são levantadas nas áreas de educação, saúde, esporte, e assim por diante. Nossa cultura é misturada e é importante ter essa consciência.” (Agência-Acre)

Candidata que recebeu um voto deve assumir cargo de vereadora

A manicure Sirlei Brisida, que recebeu apenas um voto nas eleições municipais de 2008, pode ser a mais nova vereadora de Medianeira, no oeste do Paraná. Ela é filiada ao PPS e é suplente do vereador Edir Josimar Moreira (PSDB), conhecido como Nenê, que teve o mandato cassado por infidelidade partidária já que foi eleito pelo PPS. “Eu fiquei surpresa, porque nunca fui atrás de nada”, contou Brisida.Conforme notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o presidente da Câmara deve convocá-la até quinta-feira (7). O presidente da Câmara, vereador Jean Bogoni (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (30) ao G1 que a convocação deve ocorrer até sexta-feira (1º). Segundo ele, o departamento jurídico solicitou informações ao Cartório Eleitoral para saber se a suplente está apta para assumir o cargo.

A manicure, de 44 anos, contou que sempre gostou de política e por isso decidiu se candidatar em 2008, entretanto, descobriu que estava com câncer de mama e desistiu da campanha porque os remédios provocavam fortes efeitos colaterais. “Eu abandonei, não fiz campanha”, lembrou.

Mesmo com um voto Brisida deve assumir o cargo de Nenê porque os outros suplentes Ivonei José Paludo (430 Votos), Abrão de Freitas (357 Votos), Ildo Conrath (341 Votos), Douglas de Almeida (270 Votos), Kleber Gonçalves (180 Votos), Jurema Ferreira França (155 Votos), João Wilmar Hitlesheinn (90 Votos) também mudaram de partido filiando-se ao PSDB. Há ainda Alcides Marques, o Cide, que foi eleito com 762 votos, mas foi impedido de assumir por denúncias de transgressão das normativas eleitorais. 

Do G1 PR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...