Wednesday, February 29, 2012

DCE FTC de sala em sala!! A luta continua

   


O DCE FTC vem realizando, desde segunda, mais uma vez no inicio do semestre, um contato direto com os alunos, passando nas salas de aula. Distribuindo nosso jornal e ouvindo opiniões sobre como juntos podemos melhorar nossa instituição.  
   



Convidamos todos os alunos que querem fazer parte desse movimento a procurar o DCE no modulo 3 nível 1 ou no nosso perfil do facebook e se somar a esse grupo de alunos dos mais diversos cursos que se dedicam a buscar as melhorias na qualidade de ensino.
                                                                                          



O DCE FTC faz parte da UNE - União Nacional dos Estudantes e da UEB - União dos Estudantes da Bahia. Entidades que representam os estudantes universitários buscando uma sociedade mais justa e democrática. 

É pra valer: festival latino americano de desenvolvimento e instalação de software


É pra valer!

Apos reunião com o coordenador responsável pelos cursos de engenharia e sistemas de informação chega ao nosso conhecimento mais uma vitória para os alunos da areá de exatas.

No dia 28 de abril de 2012 ocorre o festival latino americano de desenvolvimento e instalação de software. Este evento ocorre ao mesmo tempo em vários lugares do mundo e, nesta edição, este evento marcante na formação profissional de estudantes de várias áreas, será realizado na FTC.

Fiquem de olho nas noticias para acompanhar as informações sobre esse grande evento.


CFP e a religiosidade

Nota Pública do CFP de esclarecimento à sociedade e às(o) psicólogas(o) sobre Psicologia e religiosidade no exercício profissional


Em resposta ao debate travado na mídia e nas redes sociais acerca da relação entre religiosidade e exercício profissional da(o) psicóloga(o), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) esclarece o que segue.

Não existe oposição entre Psicologia e religiosidade, pelo contrário, a Psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé estão presentes na cultura e participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós. A relação dos indivíduos com o “sagrado” pode ser analisada pela(o) psicóloga(o), nunca imposto por ela(e) às pessoas com os quais trabalha.
Conselho Federal de PsicologiaAssim, afirmamos o respeito às diferenças e às liberdades de expressão de todas as formas de religiosidade conforme garantidas na Constituição de 1988 e, justamente no intuito de valorizar a democracia e promover os direitos dos cidadãos à livre expressão da sua religiosidade, é que o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) orienta que os serviços de Psicologia devem ser realizados com base em técnicas fundamentados na ciência psicológica e não em preceitos religiosos ou quaisquer outros alheios a esta profissão:
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
Se as(o) psicólogas(o) exercerem a profissão declarando suas crenças religiosas e as impondo ao seu público estarão desrespeitando e ferindo o direito constitucional de liberdade de consciência e de crença.
O Código de Ética Profissional das(o) Psicólogas(o) cita nos dois primeiros princípios fundamentais a necessidade de respeito à liberdade e a eliminação de quaisquer formas de discriminação, e no artigo 2º veda à(o) psicóloga(o) a indução não só de convicções religiosas, mas também de convicções filosóficas, morais, ideológicas e de orientação sexual, compreendendo a delicadeza e complexidade que o tema merece:
 
Princípios Fundamentais
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 2º – À(o) psicóloga(o) é vedado:
b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;
Esse Código de Ética em vigor foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta das(o) psicólogas(o) e aberto à sociedade. Seu objetivo primordial é garantir que haja um mecanismo de proteção à sociedade e à profissão, no intuito de garantir o respeito às diferenças, aos direitos humanos e a afirmação dos princípios democráticos e constitucionais de um Estado laico.
A profissão de psicóloga(o) foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.119/1962 e a Lei nº 5.766/1971 criou a autarquia dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, destinados a orientar, a disciplinar e a fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. Entre as atribuições estabelecidas por essa lei ao Conselho Federal de Psicologia estão a de elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo e funcionar como tribunal superior de ética profissional, portanto atuar como instância de recurso aos processos julgados nos Conselhos Regionais.
Cumprindo seu papel previsto na Lei 5.766/1971 de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, os Conselhos Regionais de Psicologia recebem e apuram as denúncias que chegam sobre o exercício profissional de psicólogas (os). Do julgamento do plenário do Conselho Regional, cabe recurso ao plenário do Conselho Federal de Psicologia.
Qualquer cidadão pode oferecer denúncia contra o exercício profissional do(a) psicólogo(a), visto ser seu direitos constitucional. Assim, as ações de orientação e fiscalização promovidas pelos conselhos profissionais no âmbito Regional são legítimas e não podem ser tomadas como perseguições ou cassações a qualquer direito. Todos os profissionais que exercem suas funções reconhecidas pelo Estado Democrático de Direito estão submetidos às legislações e Códigos de Ética dos seus respectivos Conselhos e, portanto, têm o dever de pautar sua atuação profissional nas legislações que disciplinam o exercício de sua profissão.
A Psicologia como ciência e profissão pertence à sociedade   tendo teorias, técnicas e metodologias pesquisadas, reconhecidas e validadas por instâncias oficiais do campo da pesquisa e da regulação pública que validam o conjunto de formulações do interesse da sociedade. Os princípios e conceitos que sustentam as práticas religiosas são de ordem pessoal e da esfera privada, e não estão regulamentadas como atribuições da Psicologia como ciência e profissão.
Finalizamos esse posicionamento declarando que o CFP iniciará uma série de atividades de debate sobre a relação entre  Psicologia e religiosidade, com vistas a contribuir com o debate público da categoria e da sociedade frente a esse tema, objetivando explicitar que não somos contrários a que os profissionais tenham suas crenças religiosas e sim que devemos zelar para que estes não utilizem suas crenças, de qualquer ordem,  como ferramenta de atuação profissional.

Aniversário da Marinor - Festa para a guerreira

NO  SEU 
ANIVERSÁRIO, 
UMA GRANDE FESTA  
PARA A GUERREIRA  DO 
POVO DO PARÁ.
10 de março (sábado) a partir das 12 horas.
Feijoada  e show com artistas da terra.
Local: Rancho Não Posso Me Amofiná 
Tv Honório José dos Santos 758 - Jurunas

Aniversário da Marinor - Festa para a guerreira

NO  SEU 
ANIVERSÁRIO, 
UMA GRANDE FESTA  
PARA A GUERREIRA  DO 
POVO DO PARÁ.
10 de março (sábado) a partir das 12 horas.
Feijoada  e show com artistas da terra.
Local: Rancho Não Posso Me Amofiná 
Tv Honório José dos Santos 758 - Jurunas

COMECE BEM A FACULDADE

Continuando a seção de perguntas e respostas que quero ressuscitar (porque vocês mandam tantas perguntas por email, e tantas delas são interessantes, e eu não tenho tempo pra responder), respondo à pergunta de uma leitora muito simpática, a Letícia. Antes, o email dela:

Olá, Lola! Há algum tempo escrevi um e-mail que você publicou como "cafuné na Lolinha", e devo dizer o quão feliz fiquei com a oportunidade de ter minhas palavras no seu blog!
Devo dizer que apesar de não muito frequente nos comentários, continuo acompanhando seu blog fielmente, e, por esse motivo, queria te contar uma coisa: Por meio do Pró-Uni, consegui uma bolsa integral na PUC de Campinas, e adivinhe o curso que escolhi.... LETRAS!
Você deve estar se perguntando por que exatamente estou te contando isso, mas eu já exp
lico: sempre gostei de inglês, e ver você, doutora em literatura inglesa, tão apaixonada pela língua, me inspirou bastante no processo de escolha. Além disso, gostaria de te pedir alguns conselhos, como o que esperar de uma universidade imensa (ainda mais eu, que sempre estudei em escola pública pequena), o que posso fazer para começar com o pé direito, enfim... O que você achar que me ajudará nesse momento de transição que eu considero tão difícil, apesar de essencial.
Obrigada mais uma vez, Lolinha...

Minha resposta, que de repente pode servir pra outr@s alun@s na mesma situação:
Que legal, querida! Parabéns por conseguir bolsa! E sinto-me muito honrada por vc ter escolhido Letras!
Olha, não sei bem que conselhos eu posso te dar. Quando eu era novinha e fazia faculdade (fiz metade de Propaganda quando eu tinha 19 anos e morava em SP e era redatora publicitária), eu fui péssima aluna. Acho que eu estava saturada de estudar no ensino médio, e levei a faculdade nas coxas, até largar. Por favor, faça o que quiser, mas NÃO siga meus passos! Faculdade é pra ir até o fim. Pode até mudar de curso (deve, se não gostar), mas agora que entrou, tem que sair com um diploma de qualquer jeito. E de preferência em 4 ou 5 anos, certo? A outra faculdade que eu fiz (Pedagogia, já em Joinville), depois dos 30, eu fiz só pra poder seguir pro mestrado. E não acho isso bom, fazer faculdade pelo diploma. Aproveite sua graduação!
Hoje em dia, tem cada vez mais gente terminando a graduação e indo direto pro mestrado, e depois pro doutorado. Isso é possível. E é uma realidade pra muitos jovens. Pra gente que é de Letras, e que vai provavelmente trabalhar no meio acadêmico, é algo pra se pensar mesmo. Olha só, vc pode se tornar doutora com 30 anos. E aí conseguir um bom emprego numa faculdade, ganhando um bom salário... É uma possibilidade.
Claro, um passo de cada vez. O importante é vc estudar. Quando vc tiver que ler algo pra uma aula, LEIA. Se tiver que escrever, escreva. Se tiver que preparar algo pra apresentar, prepare. Faça tudo que te pedem. E faça mais. Leia muito, por conta própria. Leia o que te interessar. Vá adquirindo uma bagagem. Participe das aulas, faça perguntas, dê seus comentários. Professor@s ADORAM alun@s participativos. Eu, pelo menos, amo. E questionadores também. Portanto, não tenha vergonha, não seja tímida, fale mesmo. Claro, sem ser cri-cri. Seja uma pessoa legal, bem humorada, articulada, que vc fará muito sucesso entre suas/seus colegas e entre o corpo docente.
Não se diminua. Não se sinta inferior. É bem comum entrar numa faculdade (e depois num mestrado, e depois num doutorado) achando que todo mundo é um gênio, menos vc. A maior parte é gente absolutamente na média, que tem esses mesmos pensamentos que vc. Mesmo o pessoal arrogante só está sendo arrogante pra disfarçar sua insegurança.
Lógico que haverá disciplinas que serão muito mais fáceis, e outras mais difíceis. Faça o possível pra superar as difíceis, e brilhe nas fáceis.
Em vez de competir, coopere. Tem lugar pra todo mundo.
Evite ao máximo faltar às aulas.
Seja idealista. Queira mudar o mundo. Se você não quiser isso quando é jovem e tá cheia de energia, vai querer quando?
Faça contato com alun@s de outras áreas também, e até de outras universidades. Enfim, seja acessível. Faça parte do seu Centro Acadêmico, participe da política, seja representante de turma. Se houver grupos feministas ou quaisquer outros que sejam do seu interesse, entre neles. Se não houver, comece um!
Não tenha medo. Lembre-se que, apesar do ensino superior ser um desafio, é também um privilégio. Ainda existem poucos brasileiros com nível superior. E poucos jovens que estão na universidade. As universidades desejam formar alunos. Ninguém quer que o aluno desista, o que infelizmente é muito comum. A maior parte dos professor@s quer ajudar.
Bom, acho que só falei o óbvio. Ou pelo menos descrevi o tipo de estudante com quem eu gosto de conviver, e o tipo de estudante que só consegui ser a partir do mestrado.E não seja uma besta capitalista como o Manolito, tadinho. Seja Mafalda!

Tuesday, February 28, 2012

reunião de lideres de Direito


De Direito FTC

CONVOCAÇÃO REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA - 01 DE MARÇO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/12

O Profº Cláudio Carvalho, Coordenador do Curso de Direito da FTC/SSA, no uso de suas atribuições.
Convoca os (as) senhores (as) Representantes de Turma, para Reunião a realizar-se no dia 01 de março (quinta-feira), às 10h na sala 508 do módulo 3 (MATUTINO) e às 18h na sala 407 do módulo 3 (NOTURNO), para tratar das seguintes ordens do dia:

1. Informes;
2. Calendário Acadêmico 2012.1 X Reposição das aulas em função da Greve da PM;
3. O que ocorrer.

Contamos com a presença de todos!

As ausências devem ser justificadas através do e-mail cocarvalho@ftc.br

Salvador, 28 de fevereiro de 2012.
Cordialmente,

Prof. Me. Claudio Carvalho
Coordenador do Curso de Direito

SÉRIE CIDADES ABANDONADAS:VITORINO FREIRE

                              
   A esperança de uma população nos limites da ponte
    Vitorino Freire, município localizado na mesorregião do Oeste Maranhense, tem um dos piores IDHs do País e uma realidade sucateada, fruto da má administração pública municipal e dos descasos patrocinados pelo Governo da cidade
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
 A manifestação ocorrida no último sábado (25), no povoado São João do Grajaú em Vitorino Freire trouxe à baila a indignação e revolta de uma população que vem sofrendo as agruras de um dos piores governos municipais do Estado do Maranhão. Sob o comando do prefeito José Ribamar Rodrigues do Partido Progressista (PP), a cidade padece na precariedade de prestação de serviços e falta de implementação de projetos para áreas como Saúde, Agricultura,  Educação e Infraestrutura, além do visível problema de trafegabilidade que atinge o direito de ir e vir daquela população, diariamente.
População de Vitorino Freire na comunidade São João do Grajaú: luta por construção de ponte e revolta generalizada; vitorinenses são atingidos nas próprias pernas  
As duas pontes responsáveis pela interligação do município às cidades vizinhas de Altamira do Maranhão e Brejo de Areia estão em total desalinhamento e em abandono. Rompidas ao meio, oferecem perigo de morte aos transeuntes locais desde 2008. O ato de protesto e reivindicação em prol das pontes, organizado pelo Sindicato dos Agricultores de Vitorino Freire e demais lideranças comunitárias mostrou a caótica realidade de um município vitimado pelos desmandos de uma gestão que usurpa da população os direitos mais básicos e essenciais. Em declaração à nossa reportagem, o pecuarista e comerciante Paulo Veríssimo da Costa, 56, afirmou ser a última iniciativa dentre tantas já formuladas em favor da construção das pontes e foi incisivo ao comentar o assunto. ’’ É um problema que já vem prejudicando o povo de Vitorino Freire há anos e também as comunidades de outros municípios vizinhos, pessoas já morreram fazendo a travessia arriscada  e o comércio sofre grandes perdas pelo isolamento proporcionado pela queda dessas pontes que são importantíssimas para o desenvolvimento social  da cidade, é uma vergonha o que estar acontecendo em Vitorino ’’, disse.
Ponte soterrada: desde 2008, os habitantes dos municípios de Vitorino Freire e de cidades como Brejo de Areia e Altamira do Maranhão fazem travessias arriscadas; ponte já ocasionou mortes e acidentes
O município, anteriormente um polo agrícola em ascenção, hoje sofre com a falta de incentivo e programas de fomento para a agricultura e o produtor local, sobrevivendo em péssimas e insustentáveis condições de abastecimento e manutenção dos produtos fornecidos aos habitantes da cidade. A triste realidade de Vitorino Freire nessa área pode ser sentida na estrutura física do matadouro municipal administrado pela prefeitura, onde a ausência de higiene, fiscalização e vigilância sanitária são uma constante. 
Vista interna do Matadouro Municipal de Vitorino Freire: animais são sacrificados no chão entre ratos e urubus; logo após carne é distribuída à população
Outro segmento da gestão pública que vem agonizando na cidade  abandonada é a Saúde. A dona de casa Raimunda Santana, 28, conhece de perto os dissabores e o sofrimento provenientes do descaso administrativo nessa área. Segurando ampolas e medicamentos no fatídico trajeto São Luís/Vitorino Freire, Raimunda viaja a capital rotineiramente em busca de atendimento médico e cura para doenças e enfermidades.’’ Aqui no Vitorino Freire não tem médico e nem remédio, a gente tem que ir pra capital quase toda semana e quando adoece tudo fica mais difícil, porque se não procurar recurso fora pode até morrer ’’, desabafou. Postos de saúde improvisados proliferam pela cidade sem, contudo oferecer tratamento ou mesmo ações paliativas às comunidades pertencentes ao município. Os moradores reclamam, mas não são atendidos e nem sequer ouvidos em suas reivindicações. Uma prova de que em Vitorino Freire a regra é o desdém ao social e a exceção seriam as melhorias e o progresso dos povoados e localidades que existem à míngua sob a jurisdição do Governo daquela cidade.
Posto de Saúde em Vitorino Freire: a imagem já diz tudo
Nossa reportagem também realizou uma incursão pelos bairros de Vitorino Freire e o que vimos foi uma paisagem uniforme em todas as localidades : miséria, ruas esfaceladas, falta de perspectiva, fome, pessoas ordeiras e amigas que vivem à mercê do esquecimento sendo ultrajadas e desrespeitadas pelo Executivo daquele município em todos os âmbitos. Chama a atenção a manifestação em favor das pontes, mas provoca ainda mais estupefação a forma com a qual  aquela população é atingida nos mais diversos aspectos e setores da administração pública. Desde a falta de emprego e programas de geração de renda aos passos titubeantes daqueles que nem andar livremente podem. Assim é Vitorino Freire no Maranhão.




MORALIDADE E JUSTIÇA:JUÍZ MARANHENSE É DESTAQUE EM DEBATE INTERNACIONAL

MÁRLON REIS,  UM DOS AUTORES DO FICHA LIMPA, PARTICIPARÁ DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Por Joelma Nascimento
Da Ascom do TJ

O juiz da 2ª Vara da comarca de João Lisboa, Márlon Reis, participará, na Califórnia (EUA), no período de 23 de julho a 10 de agosto, de um encontro que reunirá lideranças emergentes de 25 países, comprometidas com o fortalecimento da democracia, transparência, justiça social e economia. No evento – uma promoção do Center on Democracy, Development and the Rule of Law (CDDRL) da Stanford University – serão discutidos temas importantes para o exercício da cidadania, direitos humanos e mobilização social.

Reis foi selecionado entre 460 líderes dos diversos continentes por sua luta em defesa da aprovação da Lei da Ficha Limpa e pela sua contribuição para mudanças nas instituições democráticas com a iniciativa, que trouxe visibilidade positiva ao Brasil, em todo o mundo.

O juiz foi um dos autores do projeto de lei que deu origem à Lei da Ficha Limpa e o responsável pela organização do livro ‘Ficha Limpa: Lei Complementar n° 135/10’, que contém 20 artigos de juristas e membros da sociedade civil organizada envolvidos na iniciativa popular, defensores da constitucionalidade da lei como instrumento de comunhão entre o Judiciário e os interesses do eleitor. A obra, que traz três artigos de Reis, conta ainda com textos dos juízes maranhenses Douglas Melo Martins e Delvan Oliveira.


Márlon Reis: juíz maranhense é um dos maiores nomes na luta contra a corrupção eleitoral no país
“O convite para participar de um evento internacional com essa envergadura demonstra que, mesmo trabalhando em uma pequena comarca, o magistrado pode agir de forma proativa e impactar a realidade com a qual se depara”, salienta Reis.Ficha Limpa - Nascida de um projeto de iniciativa popular com mais de um milhão de assinaturas, a Lei da Ficha Limpa ficou marcada como um instrumento ético e necessário à manutenção do modelo de democracia representativa. No dia 16 de fevereiro de 2012, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram o julgamento da legislação e foram amplamente favoráveis à regra que proíbe candidaturas de políticos que foram condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Com a decisão, políticos com condenação judicial na segunda instância ficarão impedidos de apresentar candidatura no pleito eleitoral de 2012 e em futuras eleições. Aqueles que renunciaram aos seus mandatos para escapar de processos de cassação também serão alcançados pela lei.


Com informações de ANB Online.

QUEM GANHOU O BOLÃO... DE NOVO!

Alexandra rumo ao paraíso e à aposentadoria precoce

Gente boa, vocês não imaginam como estou completamente sem tempo! Mas vou dar o resultado do bolão do Oscar. A essa altura, todo mundo já sabe. E não é incrível como, menos de dois dias depois, o Oscar 2012 já parece ser algo pré-histórico?
Bom, o bolão. Assim como a cerimônia em si, ele não teve emoção. No bolão pago, Alexandra acertou as sete primeiras categorias e se manteve na frente do começo ao fim. Tinha muita aposta parecida entre os participantes, então rapidamente deu pra ver que ninguém a alcançaria. Não era nem meia noite quando o Júlio César, já sem nenhuma chance, anunciou que agora só lhe restava torcer contra a Alex. E nem isso ele fez muito bem, ha ha (eu não ia perder essa chance, porque Júlio, Vitor e Claudemir são outros que têm essa mania ingrata de ganhar meu bolão). - Olha lá a Alexandra ganhando o bolão, meu filho.

No bolão pago ficou assim: 1) Alexandra, com 17 acertos; 2) André Pessoa e Silvio (vulgo maridão), 16; 3) Júlio César e Vitor, 15; 4) Maura, Claudemir, Michele, 14; 5) Karine, 13; 6) Lola e Leandro, 12; 7) Janaina, 11; 8) Nelly, 10; 9) Bruno, 7; 15) Alex e Marcia Barreto, 6.

Alexandra é velha conhecida do meu tradicional bolão. Ela participa desde 2008 e sempre fica bem colocada. Ano passado ela chegou ao cúmulo de ganhar o bolão pago, com 16 acertos, mas empatada com Gabriel e Júlio César. Este ano foi um passeio (por mais que haja gente com 16, só um ponto atrás, desde muito cedo ela saiu na frente) e, com 17 acertos, ela fez mais pontos que qualquer um no bolão não pago também (o recorde de todos os bolões continua sendo o do ano passado, da Lucrécia, com 18 em 20). O que mais dói n'alma é que, quatro dias atrás, Alexandra me enviou um email que dizia assim: “Na verdade confesso que não sabia se iria participar esse ano, estou tendo muito trabalho e não consegui acompanhar esse ano como nos outros... Mas depois pensei que já há tanto tempo faço parte do bolão, lá se vão alguns anos sem eu nem notar, que não seria por não acompanhar 'a temporada' que não conseguiria apostar. Eu sempre acho que algumas categorias são barbadas, mas na hora de apostar sempre fico com aquela dúvida... E sem falar nas categorias técnicas! Mas enfim, apesar de não muito esperançosa fiz minhas apostas.” Fazer as apostas tudo bem, Alex, mas tinha que ganhar?! Grrr. Assim que ela me passar sua conta, depositarei R$ 240 pra ela. - Estou de olho em você, Alexandra.

Eu só não estou tão furiosa porque a Alex é uma querida (você ainda tá morando em Montreal?), e porque eu fui tão mal no bolão que, mesmo que ela não tivesse vencido, ainda haveria uma fila imensa na minha frente. Eu só acertei 12 categorias no pago e 10 no não pago. Toda dúvida que eu tinha eu colocava no não pago. Só que eu coloquei as dúvidas erradas em cada um, e foi esse desastre. Felizmente, já não tenho mais reputação a perder como cronista de cinema.
Por falar nisso (e este não deve ser o melhor momento pra anunciar; depois eu volto ao assunto), espero que em breve saia um livro meu com crônicas de cinema. O livro já está rolando faz tempo. Tomara que agora vá! Depois eu falo mais. E hoje mesmo, tipo agora mesmo, recebi proposta de uma editora pra escre
ver um livro sobre gênero. Estou muito feliz!Estou pronta pro meu close-up, Mr. DeMille (mas não por causa do bolão).

Mas voltando a essa infelicidade que foi o Oscar e o bolão do Oscar, quero ressaltar também que, no pago, a única pessoa a acertar as oito categorias principais (filme, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, roteiro adaptado) foi a Maura. Parabéns, pois não estava fácil. O resultado pra diretor, ator e principalmente atriz estava bem imprevisível (a Alexandra previa que a Viola Davis ganharia).- Tô de olho em vocês também, ganhador@s do bolão não pago.

No bolão não pago, deve ter outras pessoas que acertaram essas oito principais, mas é tanta gente que não tive tempo de ver. O André, que fez uns upgrades especiais nas excelentes tabelas que o Júlio César montou (como tá fácil agora! Gente, até pouco tempo, a pessoa enviava as apostas pra mim, e eu as colocava numa tabela! Já pensou fazer isso com quase 200 participantes? Ainda bem que agora tem dois formulários. Obrigadona, Júlio!), postou os resultados entre os últimos comentários do post. Não vou colocar todos os participantes, só os primeiros. Quando há empate, está em ordem alfabética: 1) André, Ávila, Juliana G, Klaus, Lucia L e Rodrigo – todos empatados em primeiro lugar, com 16 acertos. Parabéns! E entrem no bolão pago ano que vem, seus pãos-duros miseráveis. 2) Adriana M, Carla R, Fabrício, Helena, Liliane, Marcos M, Renan L, 15 acertos; 3) Arthur M, Beatriz A, Laurinha, Laura, Paulo, Wellington, 14.
Nesse bolão não pago, o último lugar ficou com a Louise, que acertou uma só categoria! Parabéns também, Louise, porque é difícil acertar tão pouquinho. Conforme prometido, quem acertasse menos categorias podia me mandar um guest post sobre a experiência. Tô esperando, Lou! E também aguardo um guest post da Alexandra, a grande vencedora. E se André, Ávila, Juliana, Klaus, Lucia e Rodrigo, os primeiros do bolão não pago, quiserem me mandar alguns comentários sobre a glória que é pisar em cima de mim, eu aguento. Mandem que eu faço um guest post conjunto dos melhores momentos. - Não quero ouvir. (Ainda não vi A Separação, Oscar de filme estrangeiro. Vou ver!)

Meu grande obrigada a tod@s que participaram. Ano que vem tem mais. E eu não me importarei se a Meryl ganhar de novo. Já a Alexandra... Depois de duas vitórias consecutivas no bolão, já deu, né?

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451,00

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A reportagem é de Amanda Cieglinski e publicada pela Agência Brasil, 27-02-2012.

Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451,00

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A reportagem é de Amanda Cieglinski e publicada pela Agência Brasil, 27-02-2012.

Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...