Declaração de jornalista sobre Fundação de Cultura de São Luis-Func repercute na imprensa estadual
Por Édher Soares
Da equipe da ANB On Line
O descaso da Fundação Municipal de Cultura de São Luis-Func, em relação aos artistas ludovicenses, denunciado na última sexta-feira (17), pelo jornalista e também cantor, compositor, músico e poeta Fernando Atallaia, repercutiu nos maiores veículos de Jornalismo On Line do Estado. A matéria foi reproduzida simultaneamente em 102 blogues de Política e 31 saites de Política e Cultura, incluindo os consagrados Blog do Luis Cardoso e União Juventude.
Na matéria, o artista é lacônico quando sugere e afirma categoricamente que a Func não opera como fundação de cultura, podendo chamar-se inclusive de ‘Fundação Municipal de Eventos’, por organizar durante todo o ano somente dois eventos: Carnaval e São João. A reportagem produzida pelo repórter especial de ANB On Line, Célio Cantânhede, chamou atenção também de pesquisadores e estudiosos do fenômeno cultural no País.
O pesquisador Gilson Mendonça, da Universidade Estadual do Maranhão, contatou recentemente a agência de notícias, para agendar entrevista com o compositor maranhense, autor da denúncia. Mendonça adiantou que o interesse pelo tema exposto pelo artista, passa pelo despreparo e descaso dos poderes públicos municipais, quando o assunto é gestão da arte-educação, patrimônio material e imaterial, mapeamento de novas tendências artísticas e diversidade das linguagens culturais como um todo.
No comments:
Post a Comment