Thursday, December 1, 2011

Fundação Lauro Campos e PSOL realizam 2º Seminário Internacional

A Fundação Lauro Campos e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), realizam nos dias 30/11 e 01 e 02/12 o II Seminário Internacional sobre a “Nova Situação Mundial e as Novas Tarefas para a Esquerda”, na cidade de São Paulo.

Com abertura realizada na noite desta quarta-feira (30), o evento reúne cerca de 250 pessoas de 29 organizações, representando 25 países que vieram ao Brasil, especialmente para o evento que antecede o III Congresso Nacional do PSOL, que acontece no mesmo local, nos dias 03 e 04 de dezembro.

Para a direção da Fundação Lauro Campos, o II Seminário acontece em um momento importante, pois a necessidade de debater a nova situação mundial à luz do aprofundamento da crise econômica e ambiental e as respostas que emergiram no último período são um importante parâmetro para o desenvolvimento da luta socialista no mundo.

- Se abriram novas situações que constituem novos desafios. Se desenvolveram novas formas de lutas e novas alternativas que carecem de um rico debate entre as forças anticapitalistas, anti-imperialistas e socialistas, diz a convocação disponibilizada no site do PSOL.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do II Seminário Internacional é compartilhar a análise desta nova situação mundial, debater tarefas de solidariedade e as possíveis ações unitárias. É uma continuidade do primeiro seminário ocorrido há pouco mais de dois anos, e de outras atividades do PSOL e da Fundação Lauro Campos já realizadas como o “Seminário Internacional sobre a Auditoria da Dívida Pública”, realizado em Brasília-DF, em novembro de 2008 e a reunião dos partidos anti-capitalistas convocada pelo PSOL e o Novo Partido Anti-Capitalista (NPA) da França, realizada durante o Fórum Social Mundial em Belém do Pará, em janeiro de 2008.

- Pretendemos que este Seminário conte com ampla representação dos processos de luta social que ocorrem no mundo e das forças políticas com eles comprometidas. Realizá-lo às vésperas do III Congresso Nacional do PSOL permite que os participantes tenham a opção de presenciar nossos trabalhos congressuais e inteirar-se da situação de nosso país e de nosso partido, disse Juliano Medeiros da Fundação Lauro Campos.

Eixos para o debate:

- A crise econômica, a crise ambiental e suas consequências mundiais na próxima década.
- As lutas em curso no planeta e a nova situação mundial.
- As respostas da esquerda, as tarefas de solidariedade e as iniciativas unitárias.

Programação:

Quarta-Feira: 30/11
09h00: Credenciamento
10h00: Abertura oficial / Saudações especiais:
1) Juan Barahona, da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras
2) Movimento estudantil Chileno
10h30: Mesa 1: A crise e a luta de classes mundial – Tunísia, Estados Unidos, Inglaterra, Grécia, Espanha, Portugal
12h30: Almoço
14h00: Debate sobre tema da Mesa 1 (convidados e delegados)
16h00: Coffee Break
16h30: Painéis paralelos (depoimentos):
Painel 1: Pino Solanas (Argentina)
Painel 2: Representante das lutas no Egito
18h30: Painéis Paralelos (depoimentos):
Painel 1: Situação da Colômbia
Painel 2: Situação do Paquistão

Quinta-Feira: 01/12
10h00: Mesa 2: Imperialismo e luta anti-colonial Guiana Francesa, Palestina e Saara Ocidental
12h00: Almoço
14h00: Mesa 3: Luta de classes na América Latina – Chile, Venezuela, El Salvador, Peru, Argentina, Uruguai (saudações de todos os convidados latino-americanos)
15h30: Debate sobre tema da Mesa 3
16h30: Coffee Break
17h00: Mesa 4: Pan-Amazônia e a resistência indígena e popular - Exposição dos países pan-amazônicos
18h – Debate sobre tema da Mesa 4.

Sexta-Feira: 02/12

10h – Plenária sobre Campanhas e Lutas Unificadas.

Com informações do site do PSOL www.psol50.org.br e redação final da equipe do blog.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...