Tuesday, October 18, 2011

CPI do Tráfico de Pessoas realiza diligência em São Paulo


A CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado Federal, de autoria da senadora Marinor Brito (PSOL/ PA), esteve nesta segunda-feira em São Paulo, para ouvir trabalhadores bolivianos sobre denúncias de trabalho escravo em uma confecção que fabricava peças de roupa para as lojas Zara.

Foto: Lucas Albim


Equipes de fiscalização do governo federal flagraram pessoas em condições de trabalho análogo a escravo produzindo peças de roupa da marca Zara, na cidade de São Paulo. De acordo com o padre Roque Pallussi, coordenador do Centro de Apoio ao Migrante, grande parte dos imigrantes que chega ao país – vindos principalmente da China, Coreia, Bolívia, do Paraguai e Haiti – tem como destino a cidade de São Paulo para trabalhar principalmente em confecções. "Cerca de 80% vão para a área de fast fashion, que é o trabalho na costura, mas de rápida produção", disse. Segundo ele, os trabalhadores dessas confecções têm seis meses descontados de trabalho como parte do pagamento de dívida que contraem com o transporte para o Brasil.


Foto: Lucas Albim

Este ano, segundo Carlos Eduardo Pellegrini, delegado da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em São Paulo, 22 inquéritos foram instaurados no estado para investigar o tráfico internacional de pessoas.

- Com informações da Agência Brasil


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...