Tuesday, October 25, 2011

Senadora Marinor e deputado Edmilson participam de Seminário Mundial contra UH de Belo Monte

Cresce resistência contra Belo Monte - Xingu Vivo Para Sempre!

[De Altamira-PA] O sonho faraônico de construção da Usina de Belo Monte tem quase quatro décadas. Iniciou-se em 1975 com os primeiros estudos sobre o potencial hidrelétrico do Rio Xingu. Só não se concretizou antes em razão da resistência dos povos da região, principalmente a população indígena.

Senadora Marinor Brito e deputado Edmilson
Rodrigues em recente visita à Altamira
Mas Lula e principalmente Dilma, querem mudar essa história. Rasgaram todos os conceitos modernos de ecologia, de sustentabilidade, de preservação ambiental e cederam às pressões das grandes empresas eletro-intensiva que exigem energia barata para viabilizar o saque às nossas riquezas. Sob diversos aspectos o projeto é falacioso. Não tem viabilidade econômica. Suas licenças de instalação e ambientais são, no mínimo, questionáveis e o orçamento já extrapola os 30 bilhões de reais, dinheiro que poderia ser empregado em projetos de energia verdadeiramente limpa, como a eólica ou solar.

Belo Monte seria, na verdade, apenas a primeira de muitas Usinas na região. Outras 15 estão previstas para a Amazônia, trazendo uma destruição irreversível de nosso majestoso bioma. Logo resistir a Belo Monte é condição indispensável para barrar a destruição de nossos rios, nossas florestas, os animais e os povos que há séculos habitam e convivem harmoniosamente com um dos maiores patrimônios de biodiversidades do planeta.

É por isso, que na condição de senadora da República, nosso mandato definiu como prioridade lutar e organizar o povo para barrar a construção da usina de Belo Monte.

Outubro é o primeiro mês dos muitos outros que virão para a resistência ao projeto de lesa pátria do governo federal. E é em Altamira para onde marcham homens e mulheres, jovens e lutadores, ativistas ambientais, pescadores, indígenas e diversas entidades ecológicas do Brasil e do mundo!

A coluna em defesa da Amazônia pede passagem! Pare Belo Monte! Já começaram as pinturas para a guerra, os povos da floresta se preparam para a batalha em defesa da Amazônia e o ponto de partida é Seminário Mundial Contra Belo Monte, de 25 a 27 de outubro em Altamira!

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...