Friday, January 20, 2012

GUEST POST: CURSINHO PARA SER MACHISTA

Eu não me espanto mais com as besteiras que são ditas numa sala de aula. Mas ainda me espanto que cursinhos que preparam para o vestibular sejam a instituição de ensino que quase sempre paga melhor a seus professores. E que esses quase sempre empreguem professores homens, não mulheres. A Victoria, que tem 18 anos e é de São Paulo, capital, me chocou com a revelação de quanto ganha um professor de cursinho.

Descobri seu blog em meados de maio deste ano e, desde então, o tenho lido diariamente. Como venho de uma geração na qual a mulher é cada vez mais coisificada pela mídia, comecei a me interessar mais profundamente pelo feminismo, até que através de pesquisas achei o seu blog, o qual leio diariamente, aprendo e me divirto muito. O seu blog me dá muita força no dia-a-dia, porque eu me sinto profundamentde ofendida com a nossa sociedade machista e homofóbica.
Na escola sofria um bullying violento por gostar de heavy metal e não me encaixar nos padrões de beleza e comportamento (tenho corpo
de "tábua" e sou bissexual). Neste ano entrei no cursinho, lugar que SEMPRE ouvi dizer que era frequentado por gente de todo tipo, onde os professores tinham mente aberta, etc etc. Haha, tomei um baque quando descobri a realidade: nunca vi tanta ignorância concentrada. Tenho um professor de Biologia que desde o começo do ano diz coisas machistas e homofóbicas. Algumas de suas pérolas: "TODA mulher tem que ser vaidosa e delicada para agradar o MARIDO", "Mulher OBRIGATORIAMENTE tem que casar", "Dê uma flor a uma mulher que ela te dará NO MÍNIMO um beijo", "TODA mulher gosta de brutalidade, portanto seja macho com ela". Mas no início de setembro esse "educador" soltou a maior pérola de todas, disse bem assim: "Mulher não pensa." Passaram-se uns segundos, eu já estava quase explodindo, e então ele disse "Bicha também não pensa, porque tem mente feminina." Os outros alunos da minha sala, em sua maioria, jovens ignorantes e alienados, típicos "filhinhos de papai" que não estão nem aí para nada além do número de buracos de celulite que têm nas coxas das garotas e de quant@s imbecis el@s já "pegaram" morreram de rir. Sempre é assim, e o pior é que esse maldito diz essas coisas pois de fato acredita nelas. Mas eu acho que ele não deveria dizer essas idiotices nem de brincadeira. O cara é o Rafinha Bastos da Biologia...
Não adiantou fazer nenhuma reclamação com o diretor do cursinho. Fiz até por escrito, mas não adianta. O machismo impera naquela instituição. Acredita que não há NENHUMA professora mulher? O máximo que há são mulheres no Plantão de Dúvidas, trabalhando naquela mesma salinha fechada com o mesmo salário durante anos. A diferença de salário entre um professor titular e um plantonista é ABSURDA: enquanto aquele ganha uns 48 mil reais por mês (é, quando soube desse valor também fiquei embasbacada), este ganha uns dois mil. Acredite também que os professores saem com as alunas (gurias de 17, 18 anos), e inclusive tratam as alunas de modo diferente. Várias vezes fui tirar dúvidas com um professor de Matemática que não olha nem na minha cara, já para as meninas que para ele são bonitas e gostosas, ele dá toda a atenção do mundo. Eu também pago mensalidade! E minhas notas são astronomicamente melhores do que as delas! Não é ridículo uma instituição de "ensino" cuja fama é de aprovar a maioria dos alunos na USP ser retrógrada desse jeito? Mesmo o cursinho, que tem seu foco concentrado no vestibular, deveria também ensinar os alunos a serem cidadãos. Cursinho para ser machista eu tenho todos os dias, e de graça.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...