
Qual o rumo da educação no país?
Sucesso em um vídeo na internet no qual critica a educação do Brasil, a professora Amanda Gurgel é o retrato do educador brasileiro. Assim como vários de seus colegas, ela está doente. Mas a razão que a levou a adoecer também foi responsável por fazê-la ficar conhecida entre mais de 700 mil pessoas que assistiram o seu vídeo.
O discurso que Amanda, de 29 anos, fez na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte há quase um mês virou sensação na web. No auditório, a professora falou o que vive desde 2002, quando ingressou na carreira. Baixos salários e falta de estrutura são alguns dos fatores que a levaram a ter depressão. No entanto, ela alerta que este é um problema que atinge a maior parte da sua categoria.
- Somos uma categoria profissional doente, do ponto de vista físico e emocional. Há muitos professores que adoecem por causa da carga de trabalho. Existe um alto índice de professores hipertensos, com doenças cardíacas e psicológicas. Também são vários os que têm problemas relacionados à fala [calo nas cordas vocais, por exemplo].
Para Amanda Gurgel, que repetiu o discurso firme exibido no vídeo, o problema cresce por causa da falta de valorização do profissional da educação. Antes de ficar conhecida, ela teve de tirar licença médica. Há três anos, desde 2008, Amanda Gurgel se recupera de um “quadro grave” de depressão, ocasionado pelo trabalho de ter que administrar cerca de 700 alunos.
Dar aula em três períodos diferentes foi a forma que encontrou, na época, para se manter com a profissão pela qual já foi apaixonada.
No comments:
Post a Comment