![]() |
Acervo Lavadeira |
A Festa da Lavadeira é um grande evento que ocorre anualmente, desde 1987, sempre no dia 1º. de maio, na Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Um dos principais objetivos da festa é valorizar a cultura popular e, nessa trajetória, o evento se consolidou como o maior espaço de celebração e resistência popular, negra e indígena.A Festa da Lavadeira ganhou o Prêmio Projeto Culturas Populares, do Ministério da Cultura (Minc) e o de Melhor Projeto de divulgação da Cultura Popular no Nordeste, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).Neste ano de 2011 o evento enfrentou uma campanha de boicote local, o que se materializou como intensificação repreensiva aos movimentos populares. O blog operária das ruínas, estando solidário com a Festa da Lavadeira, publica esta inédita entrevista com Eduardo Melo, idealizador e produtor do evento.
“A pedra rolou, não caiu
O povo gritou "Agô"
O povo gritou "Agô"
(Avarése - Edenal Rodrigues. “Saravando Xangô”)
“Pra toda parte que eu óio
Vejo um verso se bulí”
Vejo um verso se bulí”
(Patativa do Assaré. “Cante lá que eu canto cá”)
![]() |
Acervo Lavadeira |
Operária das Ruínas – Como surgiu a Festa da Lavadeira e de que maneira ela se transformou num dos principais espaços para a valorização da cultura popular?
![]() |
Côco Raízes de Arcoverde. Acervo Lavadeira |
Surgiu de forma espontânea e se fortaleceu com o tempo. O público nunca teve expectativas frustradas, a Festa da Lavadeira é a mesma de 1987. Uma festa da cultura popular que não se deixou seduzir pelas facetas do mercado para atrair público e dinheiro, como a febre dos trios elétricos, pagode, brega, sertanejo - caminho seguido por praticamente todas as festas populares, exceto a Lavadeira. O evento manteve-se é fiel à música etnológica nordestina e tem Axé!
![]() |
Eduardo Melo. Acervo Lavadeira |
Operária das Ruínas – Como funciona a festa e quais manifestações culturais têm visibilidade durante o evento?
A Festa da Lavadeira é construída por representações tradicionais da nossa diversidade, identidade e histórica cultural. Os folguedos típicos da cultura nordestina são preservados e propagados - os Maracatus, caboclinhos, cirandas, reisados, bois, ursos, bacamarteiros, afoxés, mazurcas, cavalos marinhos, entre outras manifestações. A Festa da Lavadeira é Mãe, todos os grupos são iguais e despertam o sentimento de pertencimento e identificação do público.
Operária das Ruínas – Apesar de completar 25 anos de história, a Festa da Lavadeira, nesta edição de 2011, vem enfrentando a ameaça de proibição da sua realização. Em que consiste essa polêmica? Quais interesses estão em jogo ao se tentar coibir a Festa da Lavadeira?
As ameaças à Festa da Lavadeira vêm desde 1999, só que não era interessante tornar público esta peleja naquele momento porque poderia nos enfraquecer, já que o poder não estava ao nosso favor. O conflito foi aumentando com o tempo, as instituições públicas começaram a compactuar com a intolerância e preconceito dos empreendedores. Mas o tempo de tornar público foi se aproximando, então lançamos o DVD “Sou do Povo, Sou a Festa”, no segundo semestre de 2009. A partir daí a peleja se tornou pública e o sentimento atual é de vitória e permanente resistência. O interesse em impedir a festa é intolerância, preconceito, abuso do poder econômico e apropriação do espaço público. Ou seja, uma série de crimes consentidos pelo Poder Público, o que é um péssimo exemplo e uma suspeita da nossa democracia.
![]() |
Festa da Lavadeira 2011. Foto: Thiago Angelin Bianchetti |
Operária das Ruínas – Neste momento conturbado a coordenação do evento vem contando com o apoio de quais segmentos sociais?
A Festa da Lavadeira recebeu uma grande força popular, o que de fato é o que mais conta, pois a partir daí conseguimos parceiros importantes neste processo de resistência cultural. Os grupos de cultura popular infelizmente não são organizados, sofrem muito e passam pelos mesmos problemas da Festa da Lavadeira, cada um em sua escala. Os terreiros também não estão organizados, pela própria natureza e essência do Candomblé, que não tem nem precisa de um eixo de poder, normas ou comandos. Mas todos individualmente, e em grupos, estão apoiando a Festa da Lavadeira. Institucionalmente, recebemos o apoio do Ministério da Cultura, no último seis de maio, com a aprovação de uma Moção de apoio à Festa da Lavadeira. Temos também o apoio de longa data do Deputado Federal Fernando Ferro (PT), que esteve na Fundação Palmares articulando proteções para a Festa da Lavadeira. Edilson Silva, candidato a governador de Pernambuco pelo Psol, tem se empenhado e articulado o apoio de mais de cinquenta representações de classe, organizações sociais, diretórios acadêmicos e sindicatos. A Festa da Lavadeira conquistou uma imediata receptividade à causa a partir das redes sociais da internet, os apelos dos brincantes se tornaram públicos. As redes sociais também substituíram a imprensa oficial, que neste ano praticamente em nada se manifestou. Vamos em frente, estamos nos fortalecendo a cada dia!
Operária das Ruínas – Apesar de o mito da democracia racial ser uma das principais crenças brasileiras, as ações de intolerância religiosa (que não são fatos isolados) têm sido cada vez mais freqüentes em todo o país. Considerando o aspecto religioso também vinculado à Festa da Lavadeira, de que maneira o evento se articula com o combate à intolerância?
![]() |
Acervo Lavadeira |
Como disse antes, os terreiros e grupo da cultura popular não estão bem organizados, os folguedos são reféns do Governo Estadual e Municipal. Além disso, não temos representatividade nas Câmaras Municipais nem na Assembléia Legislativa, o que demonstra o “racismo institucional” e o isolamento do nosso Patrimônio Cultural, que normalmente tem um tratamento assistencial e não de protagonismo, qualidade e sustentabilidade. Quanto à Festa da Lavadeira, a única forma de combatermos a intolerância é contar com o apoio do Governo Federal e tentar manter o grande público antenado e envolvido com o evento, com a defesa da nossa cultura ancestral.
![]() |
Maracatu Leão da Campina (Festa da Lavadeira 2011). Foto: Thiago Angelin Bianchetti |
Operária das Ruínas – Em tempos de ampla divulgação da música para consumo instantâneo, o atual Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, o artista Chico Cesar, causou polêmica ao afirmar que nos festejos juninos o poder público irá priorizar os artistas populares. De que maneira você interpreta as reações negativas a essa afirmação, sobretudo aquelas veiculadas pela grande mídia?
![]() |
Acervo Lavadeira |
O que Chico Cesar diz é óbvio e representa o papel e compromisso do Poder Público, incentivar a cultura local, principalmente em suas datas historicamente festivas, como o São João, Carnaval, datas simbólicas, comemorativas. A nossa identidade tem que estar presente, é assim em todo lugar do mundo desenvolvido. Dá pra imaginar uma festa tradicional da Inglaterra ser comemorada com Roberto Carlos?! Comemorar os centos anos de Barcelona com Ivete Sangalo?! Chega a ser bizarro, mas aqui é o comum. Desde as festas municipais que deveriam valorizar suas tradições até as festas comemorativas do Estado, que deslocam a atração principal para algo apenas comercial - isto é um desserviço. Entretenimento, mercado e mídia não deveriam pertencer ao universo do poder público, muito menos em relação à cultura.
Operária das Ruínas – O educador pernambucano Paulo Freire afirmou, na sua última obra, que “n
![]() |
Mãe Dete (Yalassé Hildeth Roda) ao meio. Acervo Lavadeira |
Eduardo Melo assim se define: “Ex poeta, ex artista plástico, ainda produtor cultural e quase livre de tudo”. Eduardo é o idealizador da Festa da Lavadeira e atua como produtor do evento desde 1987.
Conheça a Festa da Lavadeira: Site oficial: www.festadalavadeira.com.br
Blog: www.festadalavadeira.blogspot.com
GALERIA – APRESENTAÇÕES NA FESTA DA LAVADEIRA:
Blog: www.festadalavadeira.blogspot.com
![]() |
Grupo Fethxá - Índios da Tribo Fulni-ô. Acervo Lavadeira |
![]() |
Grupo Fethxá - Índios da Tribo Fulni-ô. Acervo Lavadeira. |
![]() |
Mestre Ferrugem. Acervo Lavadeira |
![]() |
Côco Tebei de Tacaratu-PE. Acervo Lavadeira. |
![]() |
Selma do Côco. Acervo Lavadeira. |
![]() |
A Burra Calu do Maracatu Leão Vencedor de Carpina. Acervo Lavadeira. |
No comments:
Post a Comment