Thursday, May 26, 2011

São Luis


João Castelo perde para Bia Arôso no trato com buracos

Prefeito da capital do Estado ignora população, imprensa e demais formadores de opinião; enquanto isso embaixo do seu nariz, a cidade patrimônio da humanidade vai se transformando em uma enorme cratera a céu aberto

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
          
 Diluição. O tecido orgânico (pedras, concreto, areia, formações rochosas, magma, dentre outros) de São Luis do Maranhão, cidade patrimônio da humanidade, está sendo diluído para um boqueirão (e este não é turístico, nem tampouco cultural) a céu aberto que desemboca em uma enorme cratera vista sob todos os ângulos e aspectos.
         
Na última semana, numa rodada de debates em um dos bairros da Grande Ilha (Raposa, Alcântara, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), João Castelo foi eleito o ‘prefeito buraqueira’, perdendo somente para a sua colega Bia Arôso, do município vizinho de Paço do Lumiar. A disputa foi acirrada, mas Castelo ainda ficou em segundo. Ambos, Castelo e Bia, têm fixação por buracos, deformidades, anomalias e crateras existentes na estrutura de ruas e avenidas. Mais que isso. Também gostam da paisagem e coadunam dos mesmos interesses quando o assunto é um bom buraco.
       
Um pesquisador interessado na realidade da infra-estrutura dos municípios maranhenses se impôs a uma tarefa um tanto quanto singular. Informou a este editor, que a partir do próximo mês (junho) fará uma peregrinação pelos bairros de São Luis e Paço do Lumiar, no intuito de realizar um levantamento para identificar qual município tem maior quantidade de buracos em toda sua extensão. Estima-se que São Luis hoje, tem aproximadamente 879.765 buracos somente nos conglomerados que formam o centro da cidade. Na área periférica, calcula-se um ganho maior, para a felicidade do prefeito, algo em torno de 1.998.132 crateras.
        
Diante dos possíveis dados, Bia Arôso deve avançar nos próximos dias. O bairro expoente da buraqueira sob sua jurisdição, o Paranã, está sendo trabalhado, de acordo com um funcionário da prefeitura que preferiu não ser identificado, pela ‘administração’ da prefeita para não permitir que Castelo usufrua da segunda colocação desta vez. Bia sabe que  buracos são um convite para eventos importantes como carros e pedestres sumindo no vácuo de profundidades ímpares, que somente  o seu município detém. Nesse particular, Paço do Lumiar supera São Luis. Lá não se fala em crianças e adultos caindo em buracos inexpressivos. O formato das crateras em Paço é para carros de médio e grande porte. Talvez por esta razão, é que João Castelo está correndo atrás do prejuízo: deve nos próximos meses anunciar  investimentos  em buracos de maiores proporções.




No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...